Baile da Terceira Idade
10/09/2020 | Bem-estar

Baile da Terceira Idade – 4 benefícios dessa prática

A terceira idade é uma fase muito mágica na vida das pessoas. Sim, ela traz inúmeros desafios e exige adaptações, mas é perfeitamente possível desfrutar desse momento. Aqui no nosso blog, já abordamos diferentes temas que comprovam isso, como o amor na terceira idade e até mesmo exemplos de dinâmicas para idosos. Continuando nessa linha, trouxemos mais um conteúdo bem especial: o baile da terceira idade. Uma atividade simples e prática, mas que traz inúmeros benefícios para os praticantes.

Continue a leitura e entenda os benefícios que a dança pode proporcionar à sua saúde física e mental.

4 benefícios do baile da terceira idade

Como vimos, dançar na terceira idade é uma das melhores formas de envelhecer bem e ainda conhecer outras pessoas que estão na mesma fase que você. Confira abaixo 4 benefícios do baile de idosos!

1. Saúde

A primeira vantagem já mencionamos anteriormente: saúde do idoso! É natural que muitas pessoas nessa faixa etária sintam-se menos dispostas ou acreditem que dança não é algo que combine com o seu perfil. Porém, esse pensamento está completamente errado! Afinal, professores de dança reafirmam que frequentar bailes da terceira idade é um excelente exercício – muito mais dinâmico que caminhar ou fazer academia, por exemplo.

Então, para aqueles idosos que não curtem a monotonia causada pelos agachamentos, a dança é uma das melhores soluções. Essa atividade física ajuda bastante na mobilidade dos mais velhos, por conta dos diversos movimentos que esse tipo de exercício exige.

Contudo, como buscamos sempre mais saúde para a terceira idade, é importante lembrar-se de visitar um médico para checar se está tudo bem com o coração antes de iniciar as danças de salão.

Caso sinta dores crônicas, busque ajuda médica também. Assim, a diversão e a saúde vão poder andar e dançar lado a lado nas pistas dos salões para idosos.

2. Socialização com o Baile de Terceira Idade

Na terceira idade, por conta da mobilidade reduzida e da preocupação dos familiares, os idosos acabam passando muito tempo em casa, realizando atividades que exigem pouco esforço.

Portanto, frequentar bailes de danças traz muitos benefícios além da atividade física. A dança de salão, por si só, já é uma atividade para ser feita em dupla. Dessa forma, os bailes só estimulam a interação entre diferentes pessoas.

3. Estimula a autoestima

Infelizmente, uma consequência natural do envelhecimento é a diminuição da autoestima, especialmente no público feminino. Isso ocorre por conta do convívio, essencialmente, com pessoas mais novas.

A partir do momento que o idoso começa a frequentar um local com mais pessoas da sua faixa etária, ele será estimulado a se arrumar mais e perceberá que ainda é possível elevar a autoestima, mesmo durante a terceira idade.

Escolher uma roupa bem elegante, um sapato bonito, fazer as unhas e os cabelos podem, então, tornam-se atividades comuns novamente para os adultos com mais de 60 anos. A alta autoestima também é um dos caminhos para uma vida mais feliz.

4. Bem-estar Emocional

Depois de todos os benefícios listados, o último não poderia ser outro: o baile da terceira idade ajuda muito no bem-estar emocional do idoso. Afinal, o prazer da atividade gera uma instantânea felicidade para quem a pratica.

Portanto, a dança de salão para terceira idade promove também a saúde mental, ajudando em problemas de memória que, normalmente, geram bastante confusão na mente dos vovôs, o que, consequentemente, tende a diminuir o bem-estar individual e coletivo deles.

O que achou do nosso artigo sobre baile da terceira idade? Se gostou do artigo, não deixe de acompanhar nosso blog. Somos um site especializado em casas de repouso, por isso, se procura uma opção para cuidar do seu querido parente, veja as opções disponíveis em nosso site.

Nos vemos no próximo artigo!