Banheiro para Idosos: dicas essenciais
17/06/2020 | Dicas

Banheiro para Idosos – 5 dicas para garantir a segurança do idoso

Não é novidade para ninguém que a população idosa demanda alguns cuidados específicos. Por conta de particularidades da idade, é natural que uma série de medidas sejam tomadas para facilitar a rotina das pessoas na terceira idade. Um dessas ações que devem ser feitas o quanto antes é a preparação de um banheiro para idosos. No artigo de hoje, separamos algumas dicas para você montar esse espaço.

Antes de começar o conteúdo, vale a pena destacar uma dica de ouro: as casas de repouso são estruturadas para receber pessoas de terceira idade e conferir bem-estar e segurança para eles. Ou seja, trata-se de uma excelente forma de garantir um acompanhamento especial que seguirá todos os cuidados indicados para os velhinhos.

Dito isso, vamos às dicas do banheiro para idosos?

Não ignore o tamanho do espaço

Se possível, evite espaços pequenos para fazer o banheiro do idoso. Afinal, esse ambiente precisa de inúmeras adaptações para assegurar a sua funcionalidade. Além disso, uma dimensão maior ajuda bastante na locomoção da pessoa, diminuindo as chances de acidentes domésticos.

Otimize a comunicação com um sistema

Se o idoso é capaz de usar o banheiro por conta própria, é indicado instalar algum sistema de comunicação. Assim, quando houver algum problema, ele pode sinalizar para alguém. Para a escolha, é importante pensar bem no nível de tecnologia que a pessoa consegue utilizar. Não esqueça que há opções práticas e simples como um rádio ou um alarme básico que dispara uma campainha para parte externa do banheiro.

Praticidade na porta

Uma coisa que pode passar batida é a funcionalidade da porta. Lembre-se que ela precisa ser de fácil abertura, especialmente no caso de emergências em que seja necessário entrar ou sair facilmente do banheiro. Sendo assim, a maçaneta deve ter o mesma sistema de abertura na parte externa e interna, além disso, pode-se remover as trancas, chaves e trincos do lado de dentro da porta do banheiro.

Barras de segurança – um item indispensável no banheiro para idosos

Em um banheiro para idoso não pode faltar a barra de segurança. Dessa forma, é necessário instalar este dispositivo em pontos-chave do ambiente, sendo essencial para que a pessoa tenha mais firmeza ao utilizar o local. Nossa dica é: coloque barras no box do chuveiro e ao lado do vaso sanitário. Se possível, coloque também nas paredes por onde o idoso passa para chegar ao chuveiro e ao vaso.

Um bom piso antiderrapante

Como vimos ao longo deste artigo, todas as dicas tratam sobre melhorar a funcionalidade do banheiro. Por isso, o último item não poderia ser diferente. Um bom piso antiderrapante é essencial para conferir mais firmeza ao idoso. Assim, você minimiza chances de quedas, principalmente quando o chão estiver molhado.

Não consegue montar um banheiro para idosos na sua casa?

Todas as nossas dicas levam em consideração a segurança da pessoa idosa, mas nem sempre conseguimos seguir a risca as indicações. Por isso, como falamos no começo do conteúdo, por que não recorrer a uma ajuda especializada? Existem muitas casas de repouso que oferecem uma oportunidade única de qualidade de vida para o seu ente querido. Pesquise bem e faça a sua escolha!

O que achou do nosso artigo sobre banheiro para idosos? Se gostou do artigo, não deixe de acompanhar nosso blog. Somos um site especializado em casas de repouso, por isso, se procura uma opção para cuidar do seu querido parente, veja as opções disponíveis em nosso site.

Nos vemos no próximo artigo!