Caminhada para idosos e os seus benefícios
07/04/2020 | Bem-estar

Caminhada para Idosos: conheça 10 benefícios da atividade física!

As atividades físicas são indicadas para praticamente todas as idades, sendo consideradas uma das melhores formas de manter a saúde em dia e até mesmo tratar alguns problemas que podem nos acometer ao longo da vida. Na terceira idade, a prática de exercícios é uma excelente alternativa para melhorar a qualidade de vida da pessoa e ajudá-la a passar tranquilamente por esse período. Pensando nisso, preparamos um artigo sobre uma atividade muito bacana para idosos: a caminhada!

Quer entender melhor os benefícios da caminhada para idosos e por que ela é tão importante? Confira todo o conteúdo!

O que os especialistas dizem sobre caminhada na terceira idade?

Um estudo norte-americano realizado com mais de 140 mil pessoas trouxe um resultado interessante: mesmo as pessoas que não se exercitavam de fato, mas que caminhavam um pouco todos os dias (cerca de duas horas por semana) já apresentavam uma melhora na saúde e um aumento na longevidade. Além disso, ainda segundo a pesquisa, 26% dos idosos que não possuíam esse hábito tinham mais chances de falecer.

Caminhada para idosos

Para os especialistas, a pesquisa deveria servir como motivação para que idosos e até mesmo jovens desenvolvam o gosto pela caminhada. Ainda de acordo com eles, a caminhada é considerada o exercício perfeito, afinal, é uma atividade simples, gratuita, conveniente e que não exige nenhum equipamento especial ou treinamento prévio.

Outro dado animador aponta que quem caminha de 2,5 a 5 horas por semana eram 20% menos propensos a morrer, tinham 30% menos possibilidade de morrer de doenças respiratórias e 9% menos chances de falecer de câncer.

10 Benefícios da caminhada para os idosos

Antes de qualquer coisa, é essencial reforçar que alguns minutos de caminhada fazem bem para todo mundo, como vimos na pesquisa acima! Contudo, para os idosos, a caminhada ainda traz benefícios que são essenciais para essa faixa etária. Veja a relação abaixo.

  1. Reduz os riscos de problemas cardíacos, uma vez que melhora a circulação sanguínea.
  2. Fortalece as articulações e os ossos, aumentando a disposição do dia a dia.
  3. Melhora o equilíbrio do idoso, diminuindo as chances de quedas.
  4. Aumenta a sensação de prazer, já que libera serotonina.
  5. Previne o sedentarismo e a obesidade, além de aumentar a massa magra.
  6. Reduz inchaços nos tornozelos e pernas.
  7. Diminui o risco de diabetes.
  8. Melhora a qualidade do sono.
  9. Estimula a socialização, fazendo bem para a mente do idoso.
  10. Aumenta a qualidade de vida.

Cuidados durante a caminhada

Entretanto, como estamos falando de um grupo de pessoas específico, não podemos esquecer alguns cuidados durante a caminhada dos idosos para evitar lesões e problemas de saúde. Por isso, as orientações são: aposte em roupas e calçados adequados e confortáveis para a prática, além claro, de não esquecer de beber água antes, durante e depois da caminhada, já que o exercício faz a gente suar e é importante manter-se hidratado.

Antes da caminhada, não deixe de fazer os alongamentos corretos, para assim, preparar o seu corpo para a atividade. Caso esteja um dia ensolarado, aposte na combinação chapéu/boné, óculos escuros e filtro solar. Por via das dúvidas, antes de iniciar a rotina de caminhada, é indicado passar em um médico e checar se há alguma complicação que possa comprometer o exercício.

O que achou do nosso artigo sobre caminhada para idosos? Agora ficou claro que essa prática é muito importante para um estilo de vida mais saudável, certo? Se gostou do artigo, não deixe de acompanhar nosso blog. Somos um site especializado em casas de repouso, por isso, se procura uma opção para cuidar do seu querido parente, veja as opções disponíveis em nosso site.

Nos vemos no próximo artigo!