Gerontofobia: como lidar?
24/07/2020 | Saúde

Gerontofobia – Como lidar com o medo de envelhecer?

A terceira idade ainda é um tema muito delicado para algumas pessoas. Sem dúvidas, o ciclo natural da nossa vida desperta inúmeras inseguranças e uma certa nostalgia pela juventude que passou. Contudo, em alguns casos esse tipo de sensação é ainda mais forte, e a pessoa acaba desenvolvendo uma condição conhecida como Gerontofobia – que nada mais é do que o medo excessivo de envelhecer.

Quer entender melhor sobre esse termo e como lidar com o medo do envelhecimento? Continue a leitura que explicamos tudo para você!

Afinal, o que é a Gerontofobia?

Basicamente, o termo é usado para descrever as pessoas que têm medo de envelhecer (como falamos acima) e aquelas que são indiferentes a um idoso. Apesar de não ser uma patologia registrada no CID-10, psicólogos afirmam que a condição pode ser um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento de depressão na terceira idade. Isso ocorre pois o idoso tem uma expectativa baixa à respeito dessa fase da vida, e tende a enxergar somente os pontos negativos do envelhecimento.

Principais problemas que o idoso enfrenta

Existem muitos problemas na terceira idade que acabam realçando os traços da Gerontofobia. Embora o estatuto do idoso preserve esse público, muitas pessoas ainda sofrem com as seguintes situações:

Falta de respeito

Seja no caixa do supermercado ou em assentos de ônibus, além de muitos não respeitarem o espaço reservado ao idoso, ainda incitam discussões se forem abordados pelos mais velhos quanto a seus direitos.

Falta de atenção necessária

Grosserias no atendimento ao idoso é um dos pontos altos da gerontofobia. Isso acontece com certa frequência nos mais variados locais, até mesmo em prestações de serviço por parte do governo, como lotéricas e postos de saúde.

Ser enganado

Os idosos são as principais vítimas de golpes, entre eles, os mais comuns são: golpe de crédito consignado, golpe de dinheiro falso e promessa de curas milagrosas por meio de pagamento com cartão de crédito.

É justamente por esse tipo de situações que o idoso merece muita atenção. Ou seja, o papel da família na adaptação desta nova realidade é essencial. Para entender melhor, leia a última seção do nosso artigo que vem a seguir.

Como lidar com a Gerontofobia?

O primeiro passo para lidar com a gerontofobia, de acordo com especialistas, é a informação. Em outras palavras, o idoso deve entender o que é o envelhecimento e compreender que é possível tornar essa fase saudável e extremamente produtiva. Nesse caso, as dicas são para incentivar uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas regularmente.

Além disso, o apoio familiar é imprescindível. O medo do abandono caminha junto ao do envelhecimento, por isso, todo carinho é pouco. Se perceber que mesmo assim o seu ente querido está com dificuldade, recorrer para uma ajuda especializada de um psicólogo é uma alternativa interessante.

Outra opção é escolher uma casa de repouso para receber o idoso, afinal, são lugares preparados para conferir o melhor tratamento e experiência para as pessoas na terceira idade.

O que achou do nosso artigo sobre o medo de envelhecer? Se gostou do artigo, não deixe de acompanhar nosso blog. Somos um site especializado em casas de repouso, por isso, se procura uma opção para cuidar do seu querido parente, veja as opções disponíveis em nosso site.

Nos vemos no próximo artigo!