Jogos para Idosos
12/11/2020 | Dicas

Jogos para Idosos – Sugestões para você e seu ente querido

Não é novidade para ninguém que jogos são uma excelente forma de exercitar o cérebro, certo? Imagine então para a terceira idade que sofre com alguns problemas inerentes ao envelhecimento, como falta de memória e diminuição do raciocínio lógico. Pensando nisso, preparamos um conteúdo explicando melhor os jogos ideais para idosos.

Quer ajudar ao seu ente querido nessa fase da vida? Continue a leitura e veja jogos que podem ser acrescentados na rotina de vocês!

A importância dos jogos para idosos

Primeiramente, devemos destacar que os jogos para idosos não são apenas uma forma de entretenimento, pelo contrário! Eles ajudam a exercitar o cérebro (como vimos antes) e garantem mais qualidade de vida para idosos de forma descontraída e prazerosa.

Abaixo separamos uma lista de alguns jogos bacanas para o seu ente querido!

Jogo da Memória

Uma das melhores opções é o popular jogo da memória. Uma brincadeira simples, mas muito eficiente. Todos conhecem as regras, não é? Encontrar, entre as peças espalhadas, aquelas que são idênticas. Nesse caso, o cérebro funciona com o intuito de armazenar as informações ao longo da atividade, reduzindo a possibilidade da perda das habilidades cerebrais.

Além disso, o jogo da memória otimiza a capacidade de compreensão do idoso, uma vez que áreas do cérebro que costumam atrofiar são estimuladas, aumentando a segurança e tranquilidade para realizar atividades diárias.

Xadrez

Uma opção mais avançada é o xadrez. Trata-se de um jogo puramente lógico e que exige bastante raciocínio por parte dos participantes. O jogo ajuda a melhorar a desenvoltura no momento de decisões, auxiliando ao idoso a resolver conflitos e encontrar soluções para diferentes situações.

Bingo

É claro que o tradicional bingo não poderia ficar de fora! Você sabia que ele é um ótimo exercício mental para os idosos? Pois é… Por mais simples que seja, ele ajuda a aprimorar a atenção e a coordenação motora, já que o jogador deve ouvir atentamente os números anunciados e preencher a cartela rapidamente.

Ademais, o bingo também tem como vantagem o convívio social prazeroso, algo primordial para preservar a felicidade e a motivação do idoso.

Palavras Cruzadas

As palavras cruzadas são uma alternativa interessante, principalmente para aqueles momentos em que o idoso está sozinho. Elas ajudam a resgatar os conhecimentos culturais que podem se perder no envelhecimento, além claro, de gerarem informações novas durante a realização do jogo.

Quebra-cabeças

Por fim, trazemos os benefícios do quebra-cabeças para os idosos. Outra brincadeira simples de jogar, mas altamente eficiente. Uma dica importante: para a pessoa evoluir na brincadeira, o ideal é começar com jogos de poucas peças e aumentar a dificuldade paulatinamente.

À medida que evolui, a pessoa exercita cada vez mais a capacidade de desenvolver habilidades matemáticas e espaciais. Isso acontece porque esse exercício envolve a capacidade de encontrar a melhor solução ao mesmo tempo em que o jogador tem a necessidade de escolher as peças que deverão ser encaixadas. Desse modo, a habilidade de resolver problemas lógicos e emocionais é fortalecida.

O que achou do nosso artigo sobre jogos para idosos? Se gostou do artigo, não deixe de acompanhar nosso blog. Somos um site especializado em casas de repouso, por isso, se procura uma opção para cuidar do seu querido parente, veja as opções disponíveis em nosso site.

Nos vemos no próximo artigo!