Musicoterapia para Idosos
21/09/2020 | Outros

Musicoterapia para Idosos – Conheça os principais benefícios!

A musicoterapia é uma técnica de tratamento que usa a música combinada a diferentes atividades para cuidar de alguns problemas de saúde. Contudo, é muito comum surgirem algumas dúvidas, principalmente porque a maioria das pessoas imaginam apenas aulas de canto ou entonações. Por isso, preparamos um artigo explicando melhor sobre a musicoterapia para idosos e os seus benefícios.

Importante ressaltar: uma forma de aproveitar as vantagens da musicoterapia é escolhendo uma casa de repouso para o seu ente querido. Nesses locais, diversas atividades são desenvolvidas para o bem estar do idoso.

Como funciona a musicoterapia

Por meio desse tratamento, os idosos são encorajados a participar de diferentes atividades que envolvem a música, como: cantar, improvisar, criar e brincar para lidar com os seus problemas e preocupações. Sendo assim, a musicoterapia para idosos é usada para aprimorar as mudanças psicológicas naturais do envelhecimento.

Além disso, há casos de pacientes que sofrem de demências causadas pelo Alzheimer, por exemplo, que conseguem interagir nos exercícios com música de forma bastante natural. É comum vermos idosos que não conseguem apontar no relógio o horário, mas quando a música toca, entram no clima e participam de forma contagiante.

Benefícios da Musicoterapia para Idosos

Agora que entendemos melhor o que é musicoterapia, vamos conhecer os seus benefícios?

  • O ato de ouvir música ou tocar, ajuda a melhorar as frequências cardíacas, respiratórias e pressão dos pacientes portadores de doença arterial coronária.
  • A musicoterapia ajudam em transtornos neurológicos, pois tem se mostrado muito eficaz nos sintomas da ansiedade, depressão e de isolamento.
  • O tratamento também tem efeitos surpreendentes no caso de pacientes vítimas de AVC. Sabe-se que a música desperta emoções nos pacientes vitimizados e ainda estimulam as interações sociais; o que ajuda bastante no processo do tratamento.
  • Pacientes com Mal de Alzheimer e outros tipos de Doenças Neurodegenerativas também são beneficiados com a Musicoterapia, pois o tratamento faz com que eles tenham certa ativação neural.
  • Na vida social, a musicoterapia estimula a capacidade interativa e de comunicação, promovendo a socialização e melhora dos aspectos emocionais, físicos, biológicos e culturais. Ela une as pessoas e trata o humor, depressão, ansiedade, estresse e motiva cada vez mais os pacientes a encararem a vida com mais energia, motivação e determinação.

O que achou do nosso artigo sobre musicoterapia para idosos? Se gostou do artigo, não deixe de acompanhar nosso blog. Somos um site especializado em casas de repouso, por isso, se procura uma opção para cuidar do seu querido parente, veja as opções disponíveis em nosso site.

Nos vemos no próximo artigo!