O que é Fecaloma
07/05/2020 | Dicas

O que é Fecaloma?

Existem alguns problemas de saúde que se tornam bem comuns na terceira idade, sendo necessário bastante informação para identificá-los e saber como tratá-los corretamente. No artigo, falamos de um extremamente inconveniente: descubra o que é fecaloma.

O fecaloma, também chamado de fecalito, é a massa de fezes endurecida e seca que pode ficar acumulada no reto ou na porção final do intestino, bloqueando a saída das fezes e causando um inchaço abdominal, dor e obstrução crônica do intestino. Essencialmente, essa situação é mais frequente em pessoas acamadas ou idosos por conta da redução dos movimentos intestinais. Além disso, àqueles que não se alimentam corretamente ou que não praticam atividades físicas estão mais propensos a sofrer com fecaloma.

Em síntese, o tratamento varia de acordo com o nível de obstrução e endurecimento das fezes. Dessa forma, ele pode ser feito com o uso de laxantes ou por meio de remoção manual em um hospital. Saiba mais sobre o que é fecaloma abaixo.

Quais são os sintomas do Fecaloma

O fecaloma é a principal complicação decorrente da prisão de ventre crônica, e o seu diagnóstico é feito a partir da presença dos seguintes sintomas:

  • Dificuldade para evacuar;
  • Dor e inchaço abdominal;
  • Presença de sangue e muco nas fezes;
  • Cólicas;
  • Eliminação de fezes pequenas ou em forma de bolas.

Assim que os primeiros sintomas se manifestarem, é fundamental ir ao médico para que exames sejam feitos e o tratamento mais adequado possa ser indicado. Para diagnóstico, o médico realiza a análise dos sintomas e exames de imagem, como raio-x do abdômen, principalmente no caso de suspeita de fecaloma no intestino. Além disso, o médico pode analisar o reto para checar se há resíduos de fezes.

Causas

Como destacamos acima, o fecaloma é muito comum em pessoas idosas e com dificuldade de locomoção, uma vez que os movimentos do intestino e a eliminação das fezes são comprometidos. Por conta disso, elas acabam ressecando e endurecendo.

Ademais, existem outros elementos que podem favorecer o fecaloma, como: Doença de Chagas, sedentarismo, má alimentação, pouca ingestão de líquidos, uso de medicamentos e prisão de ventre.

O que é fecaloma: como tratar a complicação

O tratamento tem como principal objetivo retirar a massa endurecida de fezes e, assim, liberar o sistema digestivo. Portanto, o médico pode indicar o uso de supositórios, lavagens ou realização de limpeza para estimular a eliminação do fecaloma. Porém, se nenhuma dessas opções surtir efeito ou quando o caso é ainda mais grave, é possível recorrer à remoção manual do fecaloma, que pode ser feita no hospital pelo médico ou pelo enfermeiro.

Reforçamos: esse tipo de problema deve ser tratado assim que surge para evitar agravamento, como fissuras anais, hemorroidas, prolapso retal, prisão de ventre crônica ou megacólon.

O que achou do nosso artigo sobre o que é fecaloma? Se gostou do artigo, não deixe de acompanhar nosso blog. Somos um site especializado em casas de repouso, por isso, se procura uma opção para cuidar do seu querido parente, veja as opções disponíveis em nosso site.

Nos vemos no próximo artigo!